• 09:01 19 de Outubro de 2018   |   seu IP 54.224.247.42
  • Acessar sistema

    Reunião com o Secretário Estadual de Meio Ambiente

    Reunião com o prefeito de São Jorge do Patrocínio e presidente do Consórcio Intermunicipal Para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (CORIPA), José Carlos Baraldi, que veio acompanhado de representantes de alguns dos demais municípios consorciados. O objetivo principal do encontro foi apresentar um panorama sobre o processo de estruturação do consórcio em direção à descentralização do licenciamento e fiscalização ambiental para empreendimentos de baixo impacto.

    A apresentação é a prova de que estamos no caminho certo quando elegemos como prioridade dentre as ações da Secretaria, o incentivo e fortalecimento da gestão ambiental nos municípios paranaenses. Através dos seminários regionais do meio ambiente pela SEMA promovidos, pudemos transmitir o conhecimento de nossos técnicos e capacitar gestores ambientais, oportunidade em que a reunião de pequenos municípios em consórcio na busca por soluções para os problemas ambientais enfrentados, foi amplamente difundia e todo o apoio para implantação oferecido.

    A verdade é que o CORIPA está um passo à frente e muito bem organizado, cumpriu as exigências do órgão ambiental para obter a autorização, possui as obrigações muito bem definidas entre os consorciados, cada um contribuindo dentro de suas possibilidades, alguns com servidores, outros com equipamentos. Na minha opinião o consórcio está apto a iniciar a descentralização, com base na Resolução 088 do Conselho Estadual do Meio Ambiente.

    Também em pauta um esclarecimento por parte de nossa equipe sobre a análise da Tábua de Avaliação dos municípios para fins de cálculo do ICMS Ecológico, tendo em vista estar se aproximando a data limite para as administrações municipais encaminharem ao IAP os relatórios sobre as ações de cada prefeitura relativas à ampliação ou melhorias nas áreas de proteção ambiental ou mananciais de abastecimento. Segundo a secretária executiva do CORIPA, Nayara Raposo Olivo, saíram todos com suas dúvidas sanadas e o procedimento de cálculo bem esclarecido. Participaram da reunião o prefeito de Terra Roxa, Altair Donizete de Pádua, o assessor de Planejamento d e Terra Roxa, Umberto Munaro, o secretário de Administração de Alto Paraíso, Job Rezende Neto, a secretária do Meio Ambiente de Terra Roxa, Dilma Merencio Silvino, o secretário do Meio Ambiente e Turismo de Altônia, Carlos Alberto Buosi e o chefe da Divisão de Meio Ambiente de Altônia, Paulo de Tarso Rosa. Pela SEMA, a coordenadora de Biodiversidade e Florestas, Sueli Ota, o coordenador de Recursos Hídricos, José Luiz Scroccaro, a advogada Maira Cardoso Faria da Assessoria Jurídica, a assessora especial do gabinete, Danielle Tortato e o secretário executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente, João Batista Campos. Representando o IAP, o chefe do Departamento de Estratégias de Conservação, Francelo Mognon.

    O CORIPA atua na divisa do Estado do Paraná com o Mato Grosso do Sul e Paraguai, onde está o Parque Nacional de Ilha Grande e a APA Federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Desde 1995 agrega os municípios de Altônia, Alto Paraíso, Esperança Nova, Guaíra, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio, Terra Roxa.

    (Fonte: Antonio Carlos Bonetti)

     

    DIA DA ÁRVORE
    21/09- Plantar uma árvore é cuidar do amanhã!
    Analista ambiental do CORIPA realiza transplante de mudas
    05/07- Foi realizado o transplante de aproximadamente 250 mudas de espécies nativas que serão utilizadas no processo de recuperação de nascente
    Analista ambiental do CORIPA participa da II Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos
    05/07- A oficina ocorreu no dia 26/06 e reuniu diversos gestores municipais e técnicos da área de resíduos sólidos.
    Municípios Consorciados
    Mapa do site
    Website desenvolvido por