• 07:48 19 de Outubro de 2018   |   seu IP 54.224.247.42
  • Acessar sistema

    Incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande já atinge 15 mil hectares

    O incêndio florestal que atinge o Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa entre Paraná e Mato Grosso do Sul, desde o dia 11 já consumiu cerca de 15 mil dos 78,7 mil hectares de vegetação, estima a direção da reserva.

    Cerca de 20 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários se revezam no combate ao fogo que se aproxima da região de Altônia, no noroeste.

    De acordo com o chefe do Parque, Romano Pulzatto Neto, acredita-se que o fogo tenha sido causado por um raio.

    "Na segunda-feira (11) à noite, o tempo mudou e tivemos uma grande incidência de raios e trovões, mas não chegou a chover. E isso deve ter provocado o incêndio, que começou no extremo norte da Ilha, próximo ao município de Itaquiraí (MS)", comentou.

    As causas só devem ser apuradas  com a ajuda de uma perícia depois de o fogo ser extinto.

    Ainda segundo Romano, a expectativa é que o incêndio seja controlado entre esta terça-feira (19) e quarta (20). Cerca de 20 brigadista e voluntários se revezam no trabalho.

    A maior parte dos 15 mil hectares foi consumida nos primeiros dias, quando o fogo se espalhou pelo norte e para o sul por quase todos os oito quilômetros de extensão da Ilha, até chegar a uma área de vegetação que está se recuperando de um incêndio em 2015.

    "Quando chegou a este local, diminuiu porque com a vegetação nova não há combútivel suficiente para que continue com a mesma força. Agora ele está seguindo por um pequeno corredor na borda da Ilha, na divisa com Mato Grosso do Sul".

    O diretor explica ainda que um aceiro - espécie de picada aberta na mata para o bloqueio do fogo - foi preparado próximo a Altônia, já no Paraná. "Ou o incêndio se extingue naturalmente ou ele será extinto quando chegar a este local", observa. Um helicóptero também chegou a ser usado durante o fim de semana. 

    No domingo (17), outro incêndio, desta vez na faixa continental do parque, foi controlado.

    “Em condições climáticas normais, os meses de agosto e setembro são os mais críticos para incêndios no parque”, avalia Romano.

    O último grande incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande foi registrado em 2012, quando mais de 20 mil hectares foram consumidos pelo fogo. A reserva abrange parte dos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio (PR), Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo (MS).

    (Fonte: G1)

    DIA DA ÁRVORE
    21/09- Plantar uma árvore é cuidar do amanhã!
    Analista ambiental do CORIPA realiza transplante de mudas
    05/07- Foi realizado o transplante de aproximadamente 250 mudas de espécies nativas que serão utilizadas no processo de recuperação de nascente
    Analista ambiental do CORIPA participa da II Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos
    05/07- A oficina ocorreu no dia 26/06 e reuniu diversos gestores municipais e técnicos da área de resíduos sólidos.
    Municípios Consorciados
    Mapa do site
    Website desenvolvido por